22.11.2017
Imprensa


Jornal Empregos e Oportunidades







Brincadeira tem Hora!
(Alana Magessy)


Consultora empresarial ensina como se portar no ambiente de trabalho.

Existe hora pra tudo. Até para brincadeiras no ambiente profissional. Piadas exageradas e gargalhadas podem gerar situações de constrangimento, muitas vezes incontornáveis.

Alguns profissionais admitem que o bom humor é fundamental e contribui harmonicamente no local de trabalho. Porém eles alertam quanto ao excesso. "As pessoas não percebem o quanto são intoleráveis abusando nas piadinhas", alerta a consultora empresarial Maria Aparecida Araújo.

Pesquisas divulgadas confirmam que todo indivíduo quando ri aumenta a sua auto-estima e estreita os seus relacionamentos, já que ao rir estimulamos a liberação de endorfinas e beta-endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem – estar. Aqueles que sempre estão com a cara amarrada e o humor instável tendem a afastar os outros e a viverem isolados.

De acordo com Maria Aparecida, há quinze anos as empresas não se preocupavam ou não davam tanta importância à necessidade de um ambiente de trabalho satisfatório, e hoje o quadro se inverteu: "Compartilhar de uma convivência ruim e estressante era normal. Os funcionários achavam que era preciso se acostumar".

Atualmente os empresários sabem da importância de projetos direcionados à Etiqueta de seus funcionários. "A Etiqueta é uma coisa que se usa todo dia. Começa e termina com você", diz Aparecida. Especializada em Etiqueta e Comportamento Social e Profissional, ela é Consultora há 23 anos e autora do livro "Etiqueta Empresarial - Ser Bem Educado é...".

Para junho a consultora está organizando um evento voltado para profissionais desempregados, com dicas fundamentais para conseguir um novo emprego.
© 2017 Etiqueta Empresarial
Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Interligar