Imprensa
                      
                      
                      Revista Você S.A.
                      Entrevista com a Consultora Maria Aparecida Araújo
                      
        
        
        
 
        
        
        
        Sobrevivência Social
        (Letícia Colombini)
        
        
Maria Araújo, diretora da Etiqueta Empresarial Executive
        Manners Consulting no
            Rio de Janeiro, ensina etiqueta corporativa há mais de 20
            anos.
            
            "Oito entre dez dos meus clientes são profissionais
          em busca de mais traquejo social, para lidar com situações
          de trabalho" diz.
          
          Empresas como Bayer, Xerox e Varig também
          costumam procura-la para dar palestras aos funcionários.
          
          A seguir
          Maria fala sobre suas idéias.
          
          
          
Quais os temas que você costuma abordar em suas aulas?
          
          O
          primeiro passo é ensinar o básico - o que eu chamo
            de "sobrevivência social". Depois disso vem a Etiqueta
            Profissional.
            
            Também orientamos as pessoas sobre o modo correto
            de se vestir, de falar e de se relacionar com chefes, colegas e subordinados,
            por meio do respeito e da cortesia.
            
            
            
Qual o perfil das pessoas que procuram uma consultoria de etiqueta?
            
            A maioria são homens, jovens em plena ascensão
              profissional e com boa formação acadêmica -
              muitos ostentam cursos de MBA no currículo. Eles sabem que
              para se dar bem na carreira não basta ter habilidades técnicas
              e demonstrar eficiência.
              
              Também é imprescindível
              dominar seus modos e suas atitudes. Afinal, a pessoa pode ter muito
              conteúdo,
              mas pode colocar tudo a perder se cometer uma gafe após
              a outra.
              
              E, quanto mais os profissionais galgam os degraus na hierarquia,
            mais precisam entender sobre etiqueta, já que se tornam mais
            expostos e visados.
            
            
            
Educação é algo que se aprende?
            
            Sim. É claro
            que a base que a pessoa recebe em casa ajuda, e muito, mas nunca é tarde
            para aprender. Basta treinar bastante a nova postura.
            
            Para isso, é preciso
            ler muito sobre o assunto e observar como as pessoas elegantes se
            vestem e se comportam. Assistir a filmes sobre o mundo dos negócios
            também é algo que
            costumo recomendar a meus alunos.
            
            
            
Em sua opinião, qual a pior gafe hoje em dia no mundo
            dos negócios?
            
            A maneira como as pessoas utilizam o
            telefone é lamentável.
            Em geral as secretárias, o pessoal de atendimento ao cliente
            e os próprios executivos estão despreparados para fazer
            e atender ligações.