Imprensa
Revista Ester
Mercado de Trabalho – O ABC da Etiqueta Profissional
(Nívia Trocado)
Consultoria: Maria Aparecida Araújo
Cuidado como você procede no ambiente de trabalho,
para que suas atitudes não arruínem sua carreira.
Você sabe
lidar com as diferentes situações
do dia-a-dia e consegue driblar com elegância as
saias justas que aparecem no mundo corporativo?
Se a resposta
for positiva, PARABÉNS!
Isso leva a crer que você tem
educação,
bom senso e traquejo social. Portanto está preparada
para representar a empresa em qualquer ocasião. Saiba,
no entanto, que inúmeros profissionais desconhecem
as vantagens que as boas maneiras podem trazer para sua
carreira.
Muitas pessoas acreditam que o sucesso profissional
depende apenas de um currículo brilhante, uma
competência inquestionável e uma constante
preocupação em manterem-se atualizadas.
Ledo
engano!
Aprimorar as capacidades técnicas é importante,
mas desenvolver as habilidades sociais é fundamental,
porque além da competência e do foco em
resultados, alavancar a carreira pode depender MUITO
de umas regrinhas de etiqueta profissional. Afinal as
empresas estão dando um valor cada vez maior às
suas atitudes, à sua postura e ao seu modo de
proceder.
A
Consultora de Comportamento Profissional,
Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial
e Protocolo, Maria Aparecida Araújo explica
que as profissionais precisam sentir necessidade de aprender para ascender na
carreira. "O maior benefício de quem se preocupa com a sua etiqueta
profissional é a segurança que a pessoa adquire, porque ela aprende
a se comportar em qualquer situação que se lhe apresente, ao tomar
conhecimento do correto".
Geralmente, quando a pessoa está pouco à vontade,
sua performance cai, porque ela não sabe o que fazer, como falar...
A importância de se preocupar com a etiqueta profissional é não
colocar negócios a perder, porque a imagem mal colocada põe
a carreira em risco.
O questionamento da própria conduta deve ser constante, pois
o mais importante é o
respeito ao próximo. Por isso o valor da etiqueta profissional, na qual
a pessoa vai aprender regras do comportamento corporativo, porque ela está representando
uma empresa.
"
É uma grande responsabilidade, pois o comportamento da profissional
funciona como um espelho da instituição que a contratou, perante
os clientes" diz Maria Aparecida.
Qualidade de Vida gera Qualidade Profissional
A etiqueta profissional passa por diversos campos. O economista e
Consultor
de Qualidade de Vida, Cláudio Pelizari, afirma que, além
de aprender princípios e regras de comportamento, a profissional, que
pretende ter sucesso na carreira, deve se preocupar com a sua qualidade de vida.
"O relacionamento entre uma pessoa e outra se dá a partir do que
se vê".
Por isso a profissional deve se preocupar em estar com uma boa aparência.
Ser e parecer saudável, ter asseio pessoal.
Por exemplo, se a pessoa fuma, os colegas sentem o odor nela e isto é muito
desagradável. "Por esse motivo o marketing pessoal está inserido
na etiqueta profissional, sendo de suma importância para quem quer galgar
degraus na carreira".
Confira as nossas dicas:
A - Aperto de Mãos: Jamais
se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos
dedos da outra pessoa. O aperto de mão deve ser firme, demonstrando
para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela. Lamentável
aquele que parece querer estraçalhar os dedos da outra pessoa.
B
- Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição
e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos
e toalhas de lavabo.
C - Cartões de Visita: Imprescindíveis
ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. É necessário
dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartões
de visita. Nunca se apresente sem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganização
e falta de logística pessoal.
D - Direção do Automóvel: Um dos
mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentários:
buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar
pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.
E - Elogio: Ferramenta poderosa que desperta no semelhante
a vontade de cooperar. Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos
desagradáveis de uma crítica.
F - Fofoca: Nunca será um comportamento de
pessoas verdadeiramente elegantes. O profissional que se entrega a ela
deixa transparecer que, no mínimo, é um desocupado.
G - Gafe: Atitude ou comportamento que repercute
de forma desfavorável no convívio social ou profissional.
Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
H - Honestidade: Um dos "agás" do
profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor
e com a habilidade.
I - Iniciativa: Requisito básico
para que o profissional seja pró-ativo e bom colaborador dos colegas
e da chefia. De nada adiantará ter boas idéias, se
não agir para colocá-las
em prática.
J - Jóias: Juntamente com as
bijuterias devem ser discretas. Qualquer exagero dá ares de "perua" à mulher
que usa. O visual do mundo corporativo exige mais discrição
nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza.
L - Lenço: Peça essencial, que deve
estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e
substituído
pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses,
espirros e mãos suadas.
M - Marketing Pessoal: Instrumento
fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que
deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência
se não descobrir que você os tem. Entre dois candidatos a uma
vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha
irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentação.
N - Negatividade: Deve ser banida da atitude do profissional
que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos
e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma
pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de
tudo e de todos.
O - Óculos escuros: Devem ser
retirados quando você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve
ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso
não acontece,
a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para
você.
P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas.
No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente
por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.
Q - Qualidade: Adote para sua vida o principal
lema da qualidade: "Hoje melhor que ontem e amanhã melhor
que hoje".
Valorize suas melhorias diárias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.
R - Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua
correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Quando não
faz isso, comete extrema grosseria.
S - Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo
cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer
amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o
em abundância, juntamente com o elogio e o agradecimento.
T - Talheres: Aprenda a usar corretamente. "Dize-me
como comes e te direi se és elegante e bem-educado".
U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado.
No trabalho não há espaço para extravagâncias
nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Nos pés será sempre
preferível o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos só para
as mãos.
V - Viagens: Saiba conduzir-se com elegância
em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Escolha a roupa
e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja
consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite
gafes internacionais. Viajar é uma excelente forma de ganhar cultura
e traquejo.
X - Xícara: Segure sempre pela asa
sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela,
só no
pires.
Z - Zum-Zum-Zum: Uma profissional séria não
tem tempo para estar envolvida em zumzumzum, isto é em boatos. Isso é um
mal relacionado à fofoca e quem trabalha de verdade não tem
tempo para tal atitude que, além de tudo é deselegante.